Calendário da Semana da Luta Antimanicomial
18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial!
O termo “saúde mental” abrange um conjunto variado de saberes e técnicas, trabalhado com equipes multiprofissionais, segundo uma perspectiva interdisciplinar, e tem como eixo fundamental o conceito de cidadania. Pensando nas pessoas que usam substâncias psicoativas, a redução de danos na saúde mental tem contribuído há mais de 30 anos para a construção de uma abordagem voltada para o fortalecimento da autonomia e de uma lógica mais participativa das pessoas em seus processos de cuidado, sob uma perspectiva de humanização da atenção.
A intersecção entre saúde mental e redução de danos, portanto, adota uma atenção com base comunitária, que considera o contexto de vida das pessoas usuárias de substâncias se completando numa linha de cuidado que oferece atenção, cuidado, qualidade de vida e inserção social.
Para saber mais sobre o que a redução de danos tem a ver com a luta antimanicomial, tem mais informações aqui e aqui.
O Centro de Convivência É de Lei, como uma organização que atua com esses temas há 25 anos, vai participar de uma série de atividades, que compartilhamos com vocês abaixo:
Na segunda-feira, 15/5, fizemos um Chá de Lírio especial Luta Antimanicomial, na convivência do É de Lei.
A presidenta do É de Lei, Matuzza Sankofa vai participar da Conferência Livre Nacional de Promoção da Saúde, Determinantes Sociais e Equidade será realizada de 17 a 19 de maio na Fiocruz Brasília. Mais informações aqui.
Matuzza também vai participar de evento de Comemoração ao dia Nacional da Luta Antimanicomial- “Desinstitucionalização, Direitos Humanos e o cuidado em liberdade”, no dia 18 de maio, organizado pelo Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada/ MS.
Laura Shdaior, do Núcleo de Práticas de Redução de Danos, vai estar no CAPS AD de São Mateus falando sobre luta antimanicomial.
Janaina Rubio Gonçalves, do Núcleo de Ensino e Pesquisa, vai participar do evento “Toda prisão é uma prisão política: um debate sobre antiproibicionismo, abolicionismo penal e comunidades terapêuticas”, na UNESP Bauru.
Karin Di Monteiro, também do Núcleo de Ensino e Pesquisa, e Cleiton Ferreira, do Núcleo de Práticas de Redução de Danos, vão participar de evento na UniPaulistana.
Finalmente, a equipe e conviventes do É de Lei estarão presentes no Ato da Luta Antimanicomial, que será no dia 18/5, no vão do MASP, às 14h.
Deixe um comentário