O Centro de Convivência É de Lei é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua desde 1998 na promoção da redução de riscos e danos, sociais e à saúde, associados à política de drogas.

Queremos, a partir da perspectiva interseccional do cuidado, influenciar a aprovação de políticas públicas interessadas na redução de danos, para ampliar a rede de suporte para pessoas usuárias de substâncias psicoativas, levando em consideração os recortes de raça, gênero e classe social.

Pressionamos o poder público para que implemente políticas públicas para atender as pessoas afetadas pela política de drogas. Estas políticas devem ser elaboradas com a participação das pessoas afetadas, para que estas ocupem os lugares de tomada de decisões, assumindo seu protagonismo.

Formaremos uma rede de intercâmbio entre pessoas redutoras de danos em outros estados e países para expandir a rede de redução de danos, trocar experiências com outros pólos importantes, auxiliar no desenvolvimento de novas tecnologias e na produção de conhecimento.

Qualificamos a redução de danos como indissociável do fomento do protagonismo das pessoas afetadas pela política de drogas e da presença no território, estratégias que garantem a vitalidade das intervenções.

Estenderemos o alcance da organização para lugares onde o cuidado não chega: populaçãoLGBTQIAP+, população sobrevivente da prisão, em situação de rua, cenas de prostituição, lazer, comunidades de povos originários, além de crianças e adolescentes.Ambicionamos construir um trabalho formativo, preventivo e estratégico, sensibilizando a população e os principais atores da política pública municipal, estadual, federal e internacional.

Nossas ações estão voltadas para o desenvolvimento da cidadania e para a defesa dos Direitos Humanos de pessoas que usam drogas, sobretudo em contextos de vulnerabilidade. Essas ações se concentram em cinco núcleos:

Núcleo Práticas de Redução de Danos: oferece acolhimento, orientação e encaminhamento de pessoas usuárias de drogas e sua rede de interação social no Centro de Convivência, realiza intervenções em campo, e desenvolve projetos para promoção da redução de danos em diversos contextos, incluindo a criação e testagem de insumos e estratégias preventivas para pessoas usuárias de diferentes drogas em diferentes contextos.
Saiba mais sobre o Campo, o Centro de Convivência e nossas ações em contextos de festas por meio do Projeto ResPire.

Núcleo de Ensino e Pesquisa: coordena cursos, formações e supervisões de profissionais, assim como oferece consultoria para a implantação de programas de redução de danos e colabora em pesquisa científicas.

Núcleo de Comunicação e Advocacy: é responsável por representar o É de Lei em eventos, articular parcerias institucionais, realizar análises de conjuntura e definir as estratégias de incidência nas diferentes esferas, além de orientar o diálogo público para a disseminação da Redução de Danos.

Núcleo de Gestão Estratégica e Núcleo de Gestão Operacional: têm como objetivo cuidar da integridade, saúde e sustentabilidade institucional do É de Lei, realizando o monitoramento dos projetos vigentes. Estes núcleos partem de uma visão global e estratégica da Instituição, garantindo uma direção alinhada aos propósitos do É de Lei, ao contexto político e às estratégias acordadas entre todas as equipes.