O Projeto ResPire iniciou suas atividades em junho de 2011 e já realizou dezenas de intervenções em festas de música eletrônica no estado de São Paulo. A partir das ações realizadas, verificou-se que muitos organizadores de festas se interessaram pelo trabalho e atualmente consideram o serviço como fundamental em suas festas.

Desde então, o projeto conseguiu mapear festas de música eletrônica no estado de São Paulo, capacitar redutores e redutoras de danos para intervir nas festas, participar de congressos da área de álcool e drogas e realizar debates sobre redução de danos. O ResPire foi premiado no mesmo ano de criação na categoria “Projeto Inovador” no evento “ABRAMD Educação” organizado pela Associação Brasileira Multidisciplinar sobre Drogas.

Durante as intervenções do projeto, verificou-se a necessidade de ampliar a atuação dos  e das redutoras de danos para outros contextos de festas que não sejam apenas de música eletrônica.

Objetivos:
Estimular a reflexão, o auto cuidado e o conhecimento sobre o uso de drogas em contextos de festas. Visando a promoção de saúde, especialmente a prevenção da transmissão de doenças virais como as Hepatites.

Missão:
Disseminar informações sobre as consequências e riscos relacionados ao uso de drogas e acompanhamento terapêutico de pessoas que estejam tendo experiências negativas relacionadas ao uso de drogas. Prevenção e Redução de Riscos Danos para frequentadores de festas.

Valores:
(1) Bem-estar, (2) Temperança, (3) Autonomia, (4) Liberdade, (5) Prevenção, (6) Responsabilidade, (7) Respeito, (8) Antiproibicionismo, (9) Equilíbrio.

 

 

Como é feito o trabalho:
A intervenção se dá por meio de montagem de um espaço (posto de trabalho) em festas previamente selecionadas para acessar as pessoas que fazem uso de drogas. Ao acessar este local, os frequentadores das festas podem conversar com a equipe sobre usos diversos e sobre prevenção às DST e Hepatites. Este espaço serve de acolhimento também para as pessoas que estiverem tendo experiências negativas ao ter ingerido alguma droga. Também são distribuídos folders com informações na perspectiva da redução de danos sobre diversas drogas, como: Maconha, Cocaína, Anfetaminas, LSD e Ecstasy. Além disso, para as pessoas que fazem uso de cocaína inalada é distribuído o Kit Sniff, com instruções para reduzir a vulnerabilidade à transmissão da Hepatite C.

Outra forma de intervenção ocorre com o acompanhamento terapêutico das pessoas que frequentam festas, esse trabalho é realizado pelos redutores e pelas redutoras de danos que muitas vezes ajudam algumas pessoas a acharem seus amigos e suas amigas.

Comumente, realizamos diálogo com equipe do posto médico sobre interações medicamentosas e fazemos a intermediação entre frequentadores do evento e equipe médica.

Para saber mais ou solicitar uma ação do ResPire em festas: projetorespire@gmail.com
Veja vídeo exibido em festas. Um recurso com informações que estimulam o auto-cuidado.