O É de Lei é considerado o primeiro Centro de Convivência para pessoas usuárias de drogas no Brasil.

Ele é um espaço de interação social que propicia a reflexão e a mudança de postura frente a pouca ou nenhuma prática de prevenção sexual e ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, além de promover o auto-cuidado com a saúde, a autonomia e a cidadania.

A proposta da “Convivência”, enquanto um serviço de baixa exigência, é de um espaço democrático, aberto a todos e todas, no qual predominam regras mínimas de respeito e sociabilidade.Desde a sua fundação, acontece no É de Lei a atividade denominada “Chá de Lírio”, que consiste em uma roda de conversa na qual conviventes e pessoas convidadas debatem diversos temas relacionados com o trabalho da Instituição, ou seja: redução de danos, saúde, cidadania, políticas de drogas, gênero, políticas públicas, estigmas e preconceito etc.

Realizamos oficinas preventivas que incluem a distribuição de materiais informativos, insumos e realização de encaminhamentos e acompanhamentos a serviços sociais e de saúde para a população em contextos de vulnerabilidade.

Entre atividades estruturadas e momentos “livres” de interação espontânea, a convivência é um espaço em que as trocas se dão respeitando o tempo de cada um e cada uma. Nele, é possível pedir ajuda em um encaminhamento ou orientação para acessar serviços públicos de saúde e assistência, por exemplo, acessar computadores, ouvir música, jogar dominó, baralho, ou simplesmente tomar um café e conviver com as demais pessoas.

A partir de 2019, com a retomada do Núcleo Mulheridades, o É de Lei também passou a ter as Convivências para Mulheres, nas quais abrimos nosso espaço para mulheres cisgêneras, trans, travestis e pessoas não binárias, com os mesmos objetivos da convivência mista, porém no intuito de construir um espaço seguro, onde possam compartilhar as particularidades das intersecções de gênero com o uso de drogas.

Conheça nosso espaço! É só chegar:

ONDE FICA?
Rua do Carmo, 56 – Segundo andar Salas 201 e 202 – Sé/SP
*Aberto às segundas-feiras, das 13h30 às 17h30