O QUE É
CHEMSEX?

Chemsex é um fenômeno relativamente novo que se distingue de outras práticas de uso de substâncias para fazer sexo, que já existem há milhares de anos.

O termo chemsex – também conhecido como “Party ‘n Play” (PnP), “High & Horny” (H&H) ou “sexo químico”, em tradução para o português – é mais comumente entendido como o uso de qualquer combinação de drogas que inclua metanfetamina, mefedrona e/ou GHB/GBL, usado antes ou durante o sexo, a prática é especialmente difundida entre membros da comunidade gay. Essas substâncias proporcionam efeitos singulares de duração, apetite e desinibição sexual, diferentes dos efeitos do álcool, ketamina, cocaína e mesmo do poppers ou sidenafila (Viagra®), que são consideradas como “adicionais” no chemsex.

O termo chemsex foi cunhado por David Stuart e alguns amigos, em Londres, em meados dos anos 2000, para se referirem às suas próprias práticas de uso dessas substâncias psicoativas para fins sexuais. Com o aumento da disponibilidade dessas substâncias e da facilidade de comunicação entre a comunidade gay por meio de aplicativos de encontros, o termo foi incorporado e difundido por homens gays no mundo todo.

 “É importante ressaltar que a prática de chemsex é definida pelo uso de uma ou mais substâncias com o único propósito de intensificar as atividades sexuais, mas parece não ser totalmente restrita a determinadas substâncias e a identidades de gênero e sexualidade como homens gays e HSH cisgêneros. Pouco se sabe sobre o perfil das pessoas adeptas dessa prática no Brasil, mas em outros países ela já é observada em mulheres cis e trans, geralmente associada ao trabalho sexual”.

Principais substâncias

Em breve!

Nossos folders com informações sobre as substâncias são insumos de redução de danos. Estamos trabalhando em uma nova edição sobre interação de substâncias, que também trará informações sobre ARV e interações com outras substâncias. Fique de olho nas nossas redes sociais e se inscreva em nossa newsletter para receber em primeira mão!

Tá no ResPire: redução de danos e prevenção combinada nas festas de chemsex 

O ResPire tem como objetivo atuar diretamente com pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, promovendo a sensibilização para os riscos, incentivando práticas de autocuidado e oferecendo suporte por meio de intervenções personalizadas. 

O projeto realiza ações como: distribuição e co-criação de insumos preventivos (incluindo o Kit Sniff), distribuição de autotestes de HIV, incentivo a adesão à PrEP, rodas de conversa, ações culturais, e materiais informativos digitais e impressos. Além disso, o ResPire incorpora estratégias específicas para o chemsex, promovendo diálogos francos sobre uso seguro, interação entre substâncias e autocuidado em contextos sexuais.

Quer saber mais? Aqui estão as nossas indicações