Cursos

Introdução à Redução de Danos:

“História, política e cuidado às pessoas que usam drogas” - 2021

O Núcleo de Ensino e Pesquisa do Centro de Convivência É de Lei orgulhosamente anuncia nova edição do curso: “Introdução à Redução de Danos: História, política e cuidado às pessoas que usam drogas”. Com ele, reafirmamos nosso compromisso ético e político em promover discussões sobre o cuidado integral e a garantia de direitos das pessoas que fazem uso de drogas.

A partir de diferentes experiências de atuação, a equipe É de Lei e convidades facilitarão atividades sobre a perspectiva da RD, sobretudo acerca de contextos de vulnerabilidade, atravessados por diferentes opressões e violações. 

Data

17.Ago - 26.Out

30 horas divididas em 10 encontros de 3 horas / aula cada.

inscrição

O curso abordará então o debate contemporâneo sobre as drogas, partindo de um breve histórico sobre políticas de drogas, de cuidado, reformas e suas consequências, chegando até a aplicações e aproximações da RD com espaços de convivência, educação popular e da rua. Todas as pessoas facilitadoras dos encontros são profissionais e estudantes de diversas áreas, que trarão contribuições importantes ao atuarem junto aos temas.

Os encontros serão dinâmicos e dialogados com todas as pessoas, convidando para compartilharem questões da prática com RD, onde possamos discutir casos e refletir coletivamente sobre ferramentas e estratégias possíveis. Devido à pandemia da COVID-19, todos os encontros serão realizados online, de forma expositiva, com atividades em grupo e debates com suporte de apresentações de slides, vídeos e textos. 

Para quem ele é indicado

A proposta é dirigida a profissionais e estudantes de diversas áreas, assim como demais pessoas que tenham interesse no tema.

Objetivos:

  • Apresentar uma breve história sobre o uso de drogas, sentidos e contextos;
  • Refletir sobre políticas de drogas, proibicionismo e direitos humanos;
  • Expandir a compreensão acerca das práticas e estratégias de RD e fornecer referenciais importantes para atuação na área;
  • Fomentar a participação ativa de profissionais da saúde, de pessoas afetadas pela política de drogas e da comunidade nas atividades propostas, promovendo a intersetorialidade e o fortalecimento de redes;
  • Facilitar o acesso a conhecimentos teóricos e práticos de forma inter e transdisciplinar no campo da RD.

Programa

Encontro 1:

Redução de Danos: Histórias e contextos

Introdução sobre história da RD, das primeiras experiências no Brasil e no mundo, abordando as principais definições, estratégias e discussões, a partir da defesa da autonomia, autocuidado e protagonismo das pessoas usuárias na construção e gestão de serviços e políticas públicas que envolvam o tema das drogas. Por fim, apresentaremos a história do Centro de Convivência É de Lei: “Do baque ao crack”.

Encontro 2:

Uso de drogas e vulnerabilidades ao HIV/aids

Discutiremos conceitos, estratégias, insumos e abordagens da Prevenção Combinada ao HIV, considerando a sinergia de vulnerabilidades que atravessam as populações afetadas pelas políticas de drogas e pela epidemia de HIV/aids.

Encontro 3:

Políticas sobre drogas e estratégias de controle

As primeiras estratégias de controle no Brasil e no mundo construíram as políticas sobre drogas contemporâneas. Discutiremos suas consequências e adaptações, passando por modelos para além do proibicionismo.

Encontro 4:

Drogas: Substâncias, sujeitos e territórios

Serão discutidos conceitos e eventos sociohistóricos que modificaram as relações das pessoas e comunidades com substâncias psicoativas ao longo do tempo, chegando nas classificações contemporâneas, de acordo com os mecanismos de ação no Sistema Nervoso Central e de seus efeitos percebidos.

Encontro 5:

Estigma e preconceito

Discussão em torno dos significados, contextos e sentidos que o conceito de estigma assumiu por meio de uma abordagem sociológica e histórica, evidenciando as opressões estruturais, principalmente a questão racial brasileira enquanto um dos mecanismos sociais geradores de estigmas e preconceitos.

Encontro 6:

Cuidado em liberdade

Panorama geral das possibilidades de atenção e cuidado às pessoas que usam drogas. Reforma Psiquiátrica, a luta antimanicomial e as drogas. Reforma Psiquiátrica no Brasil, a luta antimanicomial, a criação da Rede de Atenção Psicossocial, seus equipamentos e serviços voltados para usuários de álcool e outras drogas.

Encontro 7:

Aproximação, vínculo e cuidado na rua

A história da população em situação de rua no território da Luz elucidará as principais questões em torno das culturas de rua, do agravamento das vulnerabilidades aprofundadas pelas políticas higienistas do capitalismo e a gentrificação nesse território.

Encontro 8:

Redução de Danos em espaços de convivência

Os programas e práticas de baixa exigência promovem cuidado, a partir de convívio informal e em grupo, tornando possível reflexões sobre ser e estar no mundo, a partir de projetos terapêuticos singulares e gerenciamento de crise. Serão apresentadas experiências práticas de espaços de convivência, como por exemplo as salas de uso.

Encontro 9:

Direitos humanos, Redução de Danos e Educação popular

Os direitos humanos fundamentais foram incorporados no Brasil apenas com a Constituição de 1988 e ainda não estão garantidos para boa parte da população. Nesse encontro será explicitada sua relação com a atual política de drogas, as dificuldades de acesso à justiça, à redução de danos e educação em direitos.

Encontro 10:

Avaliação e encerramento do curso

Para finalizar, faremos uma recapitulação, uma avaliação coletiva sobre o curso, apontando para sugestões para o próximo e dúvidas que restaram.

data
/ local

17/08 - 26/10

Serão 30 horas divididas em 10 encontros de 3 horas/aula cada, que ocorrerão semanalmente das 19h às 22h.

Devido à pandemia da Covid-19, todas as aulas serão realizadas online, de forma expositiva, com atividades em grupo, discussões e debates sobre os temas. Serão utilizados slides, vídeos e textos para ampliar conhecimentos nesse campo.

Certificado

Para receber certificado será necessário cumprir 70% de presença no curso.

Investimento

R$ 450,00

Formação completa, material on-line, certificado impressões material informativo - enviados para endereços no Brasil.

Para tirar dúvidas sobre descontos e acessar mais informações entre em contato com: formacao.edelei@gmail.com
<< voltar