Redução de Danos e Hepatites B e C

postado em: blog | 0

Redução de Danos e Hepatites B e C

Apresentamos nosso novo projeto: Enfrentamento às hepatites B e C nas populações LGBTQIAP+ e profissionais do sexo, que fazem uso de álcool e outras drogas, na Cidade de São Paulo.” 

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso à informação, prevenção, rastreio e diagnóstico das hepatites B e C.

No Brasil, os casos de hepatites diminuíram em 2019, confirmando uma tendência de queda nos últimos anos. Contudo, segundo o Ministério da Saúde, a região Sudeste obtém as maiores proporções dos vírus B e C, com 34,5% e 59,3%, respectivamente, tendo a capital de São Paulo as maiores taxas de detecção de hepatite C, com taxas superiores à nacional (10,8 casos por 100 mil habitantes).

O poliuso de  substâncias, em especial os estimulantes, está associado a um maior risco de transmissão do HCV e HBV através do compartilhamento de material para uso e/ou práticas sexuais sem uso de preservativo, principalmente entre as populações-chave: pessoas que usam álcool e outras drogas, gays e HSH, pessoas trans e profissionais do sexo. Assim, faz-se necessário ampliar o acesso dessa população aos cuidados específicos relacionados às hepatites virais.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B e C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite e, populações mais vulnerabilizadas precisam ser testadas periodicamente. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda que a hepatite B não tenha cura, a vacina contra essa infecção é ofertada de maneira universal e gratuita no SUS, nas Unidades Básicas de Saúde. Já a hepatite C não dispõe de uma vacina que confira proteção, porém há medicamentos que permitem sua cura. 

Nos próximos meses, nas nossas ações de redução de danos, vamos promover atividades educativas, de comunicação, bem como de testagem rápida para hepatite B e C e, a partir da construção coletiva, pretendemos desenvolver novas tecnologias e formar as pessoas participantes do projeto para atuarem em atividades de prevenção e na multiplicação dessas ações em suas comunidades/territórios

Onde: As ações ocorrem na região central do município de São Paulo em locais a serem divulgados em nossas redes sociais.

Como: São realizadas ações de campo focadas em distribuição de insumos e de material informativo sobre redução de danos e prevenção de hepatites virais nos territórios e ações de testagens. As pessoas que tiverem os testes positivos para HCV/HBV serão encaminhadas aos serviços de saúde especializados e os testes negativos serão orientados a procurar a vacinação de hepatite B.

Veja os conteúdos que saíram nas nossas redes sobre o tema

O que são hepatites virais?

Hepatite B tem vacina!

Hepatite C tem cura!

Uso de drogas e hepatites

Informações sobre testes rápidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.