Campanha 'Brisas de Carnaval - Apologia ao Cuidado na Folia' disseminará informações sobre uso de substâncias a partir da quinta 16/2; saída do bloco contará com profissionais de atenção e cuidado e serviços gratuitos no dia 25/2

Centro de Convivência É de Lei, Iniciativa Negra e Bloco Cecílias e Buarques levam Redução de Danos para o Carnaval de rua de São Paulo

postado em: blog | 0

Campanha ‘Brisas de Carnaval – Apologia ao Cuidado na Folia’ disseminará informações sobre uso de substâncias a partir da quinta 16/2; saída do bloco contará com profissionais de atenção e cuidado e serviços gratuitos no dia 25/2

Um dos blocos mais queridos da cidade de São Paulo, o Cecílias e Buarques, contará com uma ação  de redução de danos no Carnaval 2023. A novidade vai garantir que a folia deste ano aconteça de modo mais consciente para usuários de álcool e outras drogas. A Ação é fruto de uma parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas e o Centro de Convivência É de Lei, duas referências brasileiras no campo da política de drogas.

Juntas, as duas organizações e o bloco lançam na quinta (16/2) a campanha ‘Brisas de Carnaval – Apologia ao Cuidado na Folia’, que disseminará informações sobre uso de substâncias e seus potenciais riscos, a fim de evitar que os foliões façam combinações perigosas. O material educativo será compartilhado nas redes sociais das duas organizações alertando para uma folia consciente.

Vamos lançar a campanha no Boteco da Dona Tati, na Barra Funda, dentro do projeto Boteco Brasileiro de Política de Drogas, que tem convocado a população da cidade a um diálogo aberto e contínuo sobre a política de drogas que queremos“, comenta Nathália Oliveira, diretora e co-fundadora da Iniciativa Negra. As noites que combinam debate e samba tem estado cada vez mais cheias, ganharam o nome de “Quintas pela Democracia”.

No dia 25/2, no desfile do Cecílias e Buarques, a campanha irá para a rua, com o apoio de cem profissionais especializados.  “A ação de Redução de Danos Carnaval Consciente’ será realizada em dois momentos: inicialmente na concentração, com dois pontos fixos de estandes informativos do projeto ResPire; e, em seguida de modo itinerante, com redutores de danos acompanhando o trajeto do trio elétrico e fazendo intervenções no público“, descreve Matuzza Sankofa, coordenadora geral do centro de Convivência É de Lei.

Serviços médicos e distribuição de água e autotestes de IST/HIV água acontecerão durante todo o bloco.

Depois do período parado por causa da pandemia, o bloco Cecílias e Buarques volta às ruas realizando neste ano seu quarto desfile. “Nada melhor para unir pessoas do que festa e não há festa mais democrática que o Carnaval de rua“, comenta Di Leporati, um dos organizadores do bloco.

Sobre o projeto ResPire do Centro de Convivência É de Lei

Em 2011, o É de Lei realizou, em parceria com o Ministério da Saúde (Hepatites), um projeto de intervenção em festas de música eletrônica para ações educativas e preventivas em relação às Hepatites Virais. O Projeto Saúde em Festa ganhou o nome ResPire e foi executado entre Abril/2011 e Junho/2012. Formado por um integrantes de origens multidisciplinares, o Projeto ResPire valoriza na formação de sua equipe, a diversidade de gênero, racial e com recorte social, com o objetivo de estimular a reflexão, o autocuidado e o conhecimento sobre drogas em contextos de festas, visando a promoção de saúde, especialmente a prevenção da transmissão de IST, HIV e Hepatites Virais.

Atualmente, o ResPire já conta com mais de 150 intervenções em diferentes tipos de festa.

Sobre o bloco Cecílias e Buarques

O bloco surgiu do grupo do Facebook homônimo que servia para trocar dicas e informações entre vizinhos moradores dos bairros Santa Cecília e Vila Buarque, na região central de São Paulo. O encontro saiu do virtual e tornou-se real utilizando o carnaval como espaço democrático.


SERVIÇO 

Lançamento da Campanha ‘Brisas de Carnaval – Apologia ao Cuidado na Folia’

Quando: 16/2/23, a partir das 18h30

Onde: Boteco da Dona Tati (Rua Conselheiro Brotero, 506, Barra Funda)

Desfile do Bloco Cecílias e Buarques com ação de cuidado ‘Carnaval Consciente’

Quando: 25/2/23 (concentração às 13h e dispersão às 18h)

Trajeto previsto: rua Barão de Tatuí, 253; rua Jaguaribe, 708; rua Martin Francisco, 149; rua Frederico Abranches, 451; Largo de Santa Cecília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.