A Cracolândia não acabou

postado em: blog | 0

A Cracolândia não acabou

A chamada Cracolândia, no centro do município de São Paulo, não é um território específico, mas sim um grupo de pessoas. E é por isso que o Centro de Convivência É de Lei atua com Redução de Danos (RD) focada na necessidade de uma política de drogas efetiva para regiões vulnerabilizadas, como o território dos Campos Elíseos, há mais de 20 anos. 

A partir da nossa atuação, percebemos que as políticas públicas que chegam a essas pessoas que vivem em contexto de alta vulnerabilidade dizem respeito apenas à ação repressiva das forças de segurança pública, que matam e prendem pessoas pretas, pobres e usuárias de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. 

Ao mesmo tempo, também a partir da nossa atuação baseada em experiências efetivas nas áreas da saúde e assistência social, constatamos que as estratégias existentes para lidar com o cuidado das pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas estão longe do ideal. 

A prefeitura da Capital mantém equipes no local, mas a lógica do cuidado atrelada à busca pela autonomia, que perpassa também pelas necessidades básicas de todo ser humano, como acesso à moradia, educação, cultura, direitos humanos e geração de renda, não configura uma prática efetiva do poder público, apenas residual.

É nítido que, aos olhos do Estado, a especulação imobiliária na região é mais importante do que garantir os direitos das pessoas. Em face a isso, cria-se a política do medo no território, preparada para cindir os diversos grupos de pessoas que habitam a área, tais como moradoras, pessoas em alta vulnerabilidade, transeuntes e comerciantes. 

A solução mágica para resolver a questão é mostrar à população ações repressivas, com o apoio dos programas televisivos popularescos, que dia após dia investem na pauta da Guerra às Drogas, como maneira de manter a audiência de um público aterrorizado com tanta violência e que sente na pele o abandono estatal, mas não sabe identificar o causador de sua dor: o próprio Estado.

Grande parte da opinião pública, infelizmente, pelos mais diferentes motivos, entre eles a falta de senso crítico para compreender a complexa problemática do território e a influência leviana de uma parcela de líderes religiosos que vislumbram ganhos financeiros com a internação dessas pessoas em comunidades terapêuticas, não consegue compreender a lógica da Guerra às Drogas travada entre forças de segurança e o poder paralelo, que vitimiza somente aquela população vulnerabilizada. 

Em maio de 2017, a sociedade civil reforçou uma batalha com o Estado no sentido de exigir uma política de drogas capaz de abarcar as necessidades integrais das pessoas vulneráveis. Dois anos depois, conseguiu trazer os órgãos de controle e os poderes Legislativo e Executivo para o debate, que culminou na publicação da Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas.

Desde então, o controle social trava outra batalha pelo cumprimento da lei municipal por meio da participação no Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (COMUDA), cobrando ações do órgão de governança, o Comitê Gestor da Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas, para uma atuação na cidade de São Paulo. Incomodada com a cobrança, a gestão Ricardo Nunes (MDB) atua para enfraquecer o controle social.

Por todos esses motivos, o Centro de Convivência É de Lei faz o enfrentamento da narrativa da Guerra às Drogas, que atua pela manutenção do racismo estrutural, por meio da dor e do sofrimento das populações vulnerabilizadas que habitam os territórios desprovidos da ação estatal, mas que estão aparelhados não só pelo poder paralelo, mas também por interesses espúrios de parte do Estado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.