Movimentos e pesquisadores lançam observatório de denúncias sobre drogas e direitos humanos

postado em: blog | 0

Por Gabriela Moncau

lançamento do Vozes da Rua – Observatório de Drogas e Direitos Humanos acontecerá na tarde do sábado, 22 de agosto, a partir das 15h, na Praça Júlio Prestes – local comumente frequentado pelo chamado “fluxo” de usuários de crack na região central de São Paulo. O lugar não foi escolhido à toa, pois são eles parte do público que a iniciativa pretende fazer com que se escute.

O evento contará com uma mesa de debate com Taniele Rui, autora do livro Nas tramas do crack, a socióloga Vera Telles, o antropólogo Rubens Adorno e Raul Nin Ferreira, da Defensoria Pública de São Paulo. Além do debate, a atividade incluirá projeções e roda de samba.

O lançamento acontece, ainda, em um contexto em que a Prefeitura acaba de trocar o comando de programa De Braços Abertos, e que frequentadores da região conhecida como Cracolândia e entidades sociais estão denunciando ações repressivas por parte da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM), que além das agressões físicas, estão confiscando pertences pessoais e inclusive instrumentos de trabalho, como as carroças dos catadores que estão no centro.

O observatório é uma iniciativa articulada em São Paulo entre mais de uma dezena de movimentos sociais, entidades, pesquisadores e trabalhadores, com o objetivo de, como o nome já diz, ser uma ferramenta para amplificar as vozes que estão, que passam, que vivem nas ruas. “Se o Estado é surdo aos gritos abafados dessa população, ele não é cego para vê-la como inimiga no momento de reprimi-la”, afirmam os organizadores.

O site terá publicação livre e aberta de denúncias (que podem ser feitas de forma anônima), reflexões sobre a realidade relacionada à política de drogas e os direitos humanos, além de orientações sobre atendimento jurídico e psicossocial às vítimas de violência.

Quem já constrói o Vozes da Rua:

Centro de Convivência É de Lei

Coletivo DAR

CRP/SP (Conselho Regional de Psicologia)

Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Margens Clínicas

Na Margem – Núcleo de Pesquisas Urbanas (UFSCar)

Grupo de Estudo e Pesquisa da Prof. Vera Telles (Sociologia da USP)

Grupo de estudo e pesquisa do Prof. Rubens Adorno (Saúde Pública da USP)

Associeção Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos – Abesup

Grupo de Estudos Drogas e Sociedade – GEDS

Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama

Coletivo Sem Ternos

Projeto Oficinas

Comentários estão fechados.