É de Lei lança vídeo com MC Makol sobre funk e drogas

postado em: blog | 0

Por Nathália Oliveira

“Nada tem que ser proibido. As pessoas têm que ter a consciência e a informação de saber usar e moderar o que usa, e o porque usa”, lança MC Makol, em vídeo feito junto com o Centro de Convivência É de Lei, por meio do projeto ResPire no Fluxo. A parceria com a Liga do Funk está acontecendo desde junho de 2015 para pensar conjuntamente em estratégias de redução de danos para contextos de festas de funk na cidade de São Paulo. O projeto é uma iniciativa pequena, e está em fase de trocas de ideia e desenvolvimento de estratégias para encarar esse novo desafio.

A ideia surgiu quando em 2014 a Liga nos procurou apresentando suas preocupações com o alto índice de morte entre jovens por conta do uso abusivo e mistura de várias drogas, dentre elas inalantes, nos bailes da cidade de São Paulo. Entre várias conversas, surgiu a oportunidade de financiarmos uma ação piloto com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania através do Edital Juventude Viva lançado pela Coordenadoria de Juventude em outubro 2014. Lançamos então o RD [Redução de Danos] no Pancadão, que consiste em rodas de conversa formativas com os jovens, desenvolvimentos de estratégias conjuntas em redução de danos em alguns bailes funk da cidade e no final vamos lançar uma publicação online sobre essa experiência.

Até aqui podemos perceber em nossas conversas com os jovens o quanto a perspectiva proibicionista sobre algumas drogas gera um monte de desinformação. Na ponta os maiores prejudicados são os jovens que não têm informações seguras e não moralizantes para criar estratégias de auto cuidado ao longo do uso de substâncias. Sem falar nas ações repressivas e muito violentas que os jovens das periferias de São Paulo sofrem na mão da polícia quando estão realizando seus bailes na rua ou mesmo quando são abordados portando alguma substância ilícita.

Para ajudar a pensar sobre esse vários temas e fazer um diálogo papo reto, veja aqui nossa programação dos próximos dias.

 

Calendário: 

Quem quiser participar é só colar na Ação Educativa às terças das 11h às 13h. (Rua General Jardim, nº 660- Vila Buarque metrô república ou Santa Cecília).

Temas dos próximos encontros:
13/10 “Histórico das drogas na humanidade – proibicionismo – Redução de Danos – É de Lei/ Respire, princípios e valores da RD”
20/10 “Uso de drogas : efeitos psicológicos, comportamentais e fisiológicos – Ações/ Estratégias de RD
27/10 ” Ocupação do espaço público e direto á cidade”
03/11 “Lei de drogas, questões legais e desdobramentos do proibicionismo”
10/11 Antropologia do prazer e questões da sexualidade

Veja também vídeo da Liga do Funk de um debate sobre política de drogas.

Comentários estão fechados.